A Estampagem de metais é o processo de fabricação de peças, através do corte ou deformação de chapas em operação de prensagem. Emprega-se a estampagem de chapas para se fabricar peças com espessuras finas feitas de chapa laminadas ou fita de diversos metais e ligas.

As operações de Estampagem podem ser resumidas em três básicas:

  • Corte
  • Dobramento e encurvamento
  • Repuxo ou embutimento.

A Estampagem da chapa pode ser simples, quando se executa uma só operação, ou progressiva.

Com a ajuda da Estampagem de chapas, fabricam-se peças de aço baixo carbono, aços inoxidáveis, alumínio, cobre e de diferentes ligas não ferrosas. Devido às suas características este processo de fabricação é apropriado, preferencialmente, para as grandes séries de peças, obtendo-se grandes vantagens, tais como:

  • Produção em série,
  • Bom acabamento sem necessidade de posterior processo de usinagem,
  •  Peças com grande resistência 
  • Custo baixo do controle de qualidade devido à uniformidade da produção e a facilidade para a detecção de desvios.

A Metalúrgica Denk possui uma unidade fabril especializada no fornecimento de peças estampadas, de pequeno, médio e grande porte, com uma equipe qualificada e com grande experiência para bem atender sua necessidade. A estamparia é dotada de prensas excêntricas com CLP, com capacidade de 12 a 400 toneladas, desbobinador/endireitador/alimentador de chapas, dobradeiras, guilhotina e curvadeiras para tubos. Consulte-nos.

Usinagem é um processo onde a peça é obtida através da retirada de cavacos (aparas de metal) de uma peça bruta, através de ferramentas adequadas. A usinagem confere à peça uma precisão dimensional e um acabamento superficial que não podem ser obtidos por nenhum outro processo de fabricação. É por este motivo que a maioria das peças, mesmo quando obtidas através de outros processos, recebe seu formato final através de usinagem.

A Pré-História compreende o período que vai desde o surgimento do homem até o aparecimento da escrita, sendo subdividida em: Idade da Pedra Lascada (Paleolítico- machado de pedra lascada) -Idade da Pedra Polida (Neolítico- foice de osso) -Idade dos Metais (pontas de armas) Nota-se, que a usinagem evoluiu juntamente com o homem, sendo usada como parâmetro de subdivisão de um período histórico.

O Homem passa a usar metais na fabricação de ferramentas e armas no fim da pré-história. Os primeiros metais a serem conhecidos foram o cobre e o ouro, e ,em escala menor, o estanho. O ferro foi o último metal que o homem passou a utilizar na fabricação de seus instrumentos.

No século 19, o trabalho do ferreiro era muio lento. Surgem então as máquinas movidas a vapor (energia esta transmitida através da oficina por meio de eixos, correias e roldanas). Mais tarde o vapor seria substituido pela energia elétrica.

Porém foi durante o período de guerra que ocorreu considerável progresso das máquinas destinadas à fabricação. O marco deste progresso foi o surgimento de partes intercambiáveis.

A Metalúrgica Denk possui um parque fabril com diversos processos de usinagem e com a mais alta tecnologia empregada na produção de peças em diversos materiais, desde metais até polímeros, em pequena e grande escala de produção.

Dentre os equipamentos de última geração destacam-se centros de usinagem vertical com trocador de pallet, centros de furação e roscamento, tornos com comando numérico e alimentador de barras, tornos CNC com duplo cabeçote, tornos automáticos cames como TD36, TB42, TB60 e tornos A25.

Produzimos peças, mediante envio de especificação técnica (desenho, norma, etc.), sob os mais rígidos padrões de controle de qualidade e garantia de precisão. Consulte-nos.

Os diversos processos de solda conhecidos hoje foram desenvolvidos nos últimos 100 anos, mas historicamente há registros de processo de brasagem e soldagem por forjamento de épocas remotas. Existe, por exemplo, no museu do Louvre (Paris-França), um pingente de Ouro com indícios de processo de solda e que sua datação remonta a 4000 AC.

Os processos de soldagem possuem várias particularidades devido a sua grande variedade, a aplicação correta do processo, bem como a análise técnica e estrutural da junta a ser soldade é fator muito importante para se obter êxito na operação. A soldagem apresenta como principais vantagens:

  • Juntas de integridade e eficiência elevadas.
  • Aplicável a diversos materiais.
  • Operação manual ou automática e pode ser portátil.
  • Juntas podem ser isentas de vazamento.
  • Junta não apresenta problemas de perda de aperto.

A Metalúrgica Denk possui os seguintes processos de solda:

  • MIG/MAG;
  • TIG;
  • Brasagem;
  • Ponto;
  • Oxi-acetilênica.

Consulte-nos, em seus desenvolvimentos, onde seja necessário soldagem de conjuntos e componentes mecânicos e colocaremos nossa estrutura e conhecimento à sua disposição, para obtenção dos melhores resultados e no menor tempo possível.

Forjamento é um processo de conformação mecânica, ou seja, mediante aplicação de esforços mecânicos altera-se plasticamente a forma dos materiais.

O forjamento é o antecessor de todos os processos de transformação por deformação plástica. As tribus hindus, utilizavam este processo desde 1500 A.C., forjando o Ouro, a Prata e o Ferro.

A arte do forjamento foi utilizada até a idade média para a fabricação de armas e armaduras.

De todos os processos de fabricação, a conformação mecânica, via forjamento, tem um fundamental papel, porque produz peças com excelentes propriedades mecânicas com a mínima perda do material, oferecendo um menor custo de fabricação.

A Metalúrgica Denk oferta a seus clientes o processod e forjamento à quente nos materiais Alumínio e Latão. Consulte-nos.

ONDE ESTAMOS


© Copyright 2013 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Datastream Sistemas